Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ Livelo

Celebre a diversidade junto com a Livelo!

Você sabe como surgiu o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+?

O movimento pelo orgulho tem sua raiz em Nova York, marcado por um episódio que aconteceu em 1969 quando frequentadores do bar Stonewall Inn sofreram por intolerância e preconceito contra a sua sexualidade, sendo que ser homossexual era crime nos Estados Unidos (como ainda é hoje em muitos lugares do mundo). Foi o ato de resistência de frequentadores por não terem vergonha de quem eram que trouxe a afirmação do "orgulho" à comunidade.

O que significa LGBTQIAPN+?

Assim como a própria comunidade, a sigla LGBTQIAPN+ é dinâmica e evolui com o tempo. É compreensível que haja confusão em relação a alguns termos, mas cada uma das letras representa histórias e diversas pessoas.
A sigla abrange diferentes aspectos: orientações sexuais (lésbicas, gays, bissexuais, assexuais, pansexuais), diversidade biológica (intersexo) e identidades de gênero (travestis e transgêneros). Vamos entender o significado de cada uma delas?

L - Lésbicas: Mulheres trans ou cis que sentem atração afetivo-sexual por outras mulheres.
G - Gays: Homens cis ou trans que sentem atração afetivo-sexual por outros homens.
B - Bissexuais: Pessoas que sentem atração afetivo-sexual por dois ou mais gêneros.
T - Travestis e transgêneros: Pessoas que se identificam com um gênero diferente daquele designado ao nascimento. É importante lembrar que travesti é uma identidade de gênero feminina.
Q - Queer: Uma palavra que costumava ser ofensiva para a comunidade LGBT+, mas que foi ressignificada e hoje é usada para se referir a todas as pessoas que não se encaixam na heterocisnormatividade (o padrão cisgênero e heterossexual mais aceito em nossa sociedade), sem se prender a nenhuma classificação específica.
I - Intersexo: Pessoas com características biológicas que não se encaixam nos padrões binários típicos de corpos femininos e masculinos, podendo envolver genitais, padrões cromossômicos, glândulas, entre outros.
A - Assexuais: Pessoas que não sentem atração sexual por outras, independentemente do gênero. No entanto, existem diferentes espectros na assexualidade, como assexuais estritos (que não sentem atração sexual nenhuma), gray-a (assexuais cinzentos que tem interesse sexual com pouca ou quase nenhuma frequência) e demissexuais (que só sentem atração após desenvolver um vínculo afetivo). Em todos os casos, pode ou não haver interesse afetivo.
P - Pansexuais: Pessoas que sentem atração por diversos gêneros ou para as quais o conceito de gênero é indiferente à sua atração. Essa designação é mais abrangente do que a bissexualidade.
N - Não Binário: Pessoas não-binárias também são transgênero, mas não se identificam exclusivamente com um gênero.
+: O símbolo "+" é utilizado para representar outras orientações sexuais e identidades de gênero que não são explicitamente mencionadas na sigla. É importante lembrar que a diversidade de identidades e orientações é vasta, e a sigla é um esforço para incluir e reconhecer a ampla gama de experiências dentro da comunidade LGBTQIAPN+.
Por que é importante falar sobre o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+? Celebrar o amor e a diversidade é o principal objetivo para unir todas as pessoas que lutam pela inclusão e representação para serem reconhecidas. Por isso, o més do Orgulho LGBTQIAPN+ é o principal movimento que transmite a importância do direito de amar em liberdade sem preconceitos.
Confira as nossas sugestões conteúdos para você acompanhar e celebrar a diversidade! 🌈
Revelação – Netflix
Observando e refletindo sobre o impacto mundial que a indústria do entretenimento tem sobre a nossa cultura, essa série aborda a presença de pessoas transgênero e como o próprio tema é ilustrado nas telas. Representatividade, política e muito debate te esperam aqui e com certeza vão expandir muito a sua mente!
Transversais – Netflix
Acompanhe as histórias reais da vida de pessoas trans de realidades tão diferentes mas que compartilham de tantas dores, tanta força e tanta superação! Este documentário vai te levar uma viagem por culturas, realidades e cenários que vão te emocionar!
Heartstopper – Netflix
Viva o despertar do amor adolescente entre dois garotos nessa série britânica que aquece qualquer coração. Acompanhe a história de Charlie, Nick e seus amigos numa jornada de descoberta e autoafirmação, como se viver o ensino médio já não fosse muito difícil!
Pose – Disney+
Essa série encantadora se passa no final dos anos 1980 em Nova York, em meio à epidemia da AIDS e centrada na cena dos "ball rooms" (grandes festas competitivas da comunidade LGBT). A Série conta a história de Blanca, uma jovem mulher trans que cria sua casa, uma equipe de participantes dos bailes mas que também funcionam como uma família. Emocionante, vibrante, artístico e muito divertido!
Os Primeiros Soldados – Youtube
Filme brasileiro que se passa na década de 1980, o filme retrata o começo da epidemia da AIDS e situações que as primeiras pessoas infectadas atravessaram em meio ao preconceito, a falta de informação e de recursos.
Trevor, o Musical - Disney+
Quando um garoto de 13 anos se vê no centro das atenções da sua escola isso o leva a refletir sobre a vida, sobre si mesmo e sobre como enfrentar a realidade à sua volta.
Love, Victor – Disney+
Filme brasileiro que se passa na década de 1980, o filme retrata o começo da epidemia da AIDS e situações que as primeiras pessoas infectadas atravessaram em meio ao preconceaA série é derivada do filme "Love, Simon" e se passa na mesma cidade, abordando com leveza os temas da descoberta da sexualidade, do autoconhecimento e da aceitação por si mesmo e pelas pessoas.ito, a falta de informação e de recursos.
Você sabe o que são as casas de acolhimento?
Casa Florescer
Temos muito orgulho de apresentar a Casa Florescer, um centro de acolhida para travestis e mulheres trans localizada em São Paulo.
Casa 1
A Casa 1 é uma ONG que atua em São Paulo desde 2017. Seu foco é acolher e abrigar pessoas LGBTQIAPN+ que foram expulsos de suas casas por suas famílias.
Dúvidas frequentes

Usar pontos

Formas de Pagamento

Cartões de Crédito

Transferências / Débito

Redes Sociais

Siga a Livelo

Selos

  • Fundação Vanzolini | ISO 14001 | Sistema de gestão certificado
  • Empresa Campeã Reclame Aqui Prêmio 2023
Livelo S.A.
Todos os direitos reservados
CNPJ: 12.888.241/0001-06
Alameda Xingu, 512
1° Andar
Alphaville Industrial
Barueri/SP